Sobretudo, o IOEB oferece um diagnóstico sobre como o investimento e a gestão dos recursos estão sendo administrados em determinado município ou estado, destacando o que pode ser melhorado em cada território.
Sendo lançado a cada dois anos, este indicador engloba toda a educação básica, da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes educacionais presentes nos lugares, assim como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas os que estão efetivamente na escola. A avaliação é feita no resultado educacional, nos indicadores e nos processos educacionais e o apoio familiar
Vale destacar que a nota do IOEB de Vila Nova foi de 5,1, em relação aos municípios do Nordeste. Assim, a Cidade Poesia conseguiu atingir a média do índice.
O secretário de Educação de Vila Nova, Flávio Sousa, destaca que a pontuação reflete o todo o trabalho em conjunto no ensino municipal. “Vila Nova já ocupou diversas colocações ótimas a nível estadual, e com essa não é diferente. O trabalho que é realizado pelos profissionais diz muito sobre o aprendizado dos alunos e com este índice, vamos pode analisar o que precisa ser melhorado no município”, disse ele.
O prefeito Belim também comemorou a posição ocupada pelo município no ranking. “Quero parabenizar a todos os profissionais da nossa educação pelo excelente trabalho que sempre vêm desempenhando. Creio que a educação de Vila Nova irá se desenvolver muito mais com a ajuda de todos”.