Durante o período da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza H1N1 que compreendeu desde o dia 10 de abril e prosseguiu até o dia 31 de maio, vários municípios no Piauí e em todo país aderiram a campanha. Dentre esses, Vila Nova do Piauí, localizada há 375 km da capital Teresina, teve meta estabelecida pelo Ministério da Saúde em cobertura e imunização de 788 pessoas.
Preocupada com a saúde do povo vila-novense, a gestão “Trabalho e Compromisso”, gerida pelo prefeito Edilson Brito, por meio da Secretaria de Saúde que a frente a secretária Almerinda Luz mobilizou os agentes de saúde na adesão da campanha.
A secretária de Saúde, Almerinda Luz, agradeceu a toda equipe por ter mostrado empenho alcançando resultados satisfatórios e atingindo 96,32% da meta estipulada pelo MS.
“Foi graças ao empenho de toda equipe que esteve envolvida na Campanha Nacional de Vacinação que o município atingiu 96,32% de imunização do público-alvo. Quero aqui agradecer ao todos que se mostram empenhados e preocupados com a saúde da população de Vila Nova do Piauí”, agradeceu a secretária de Saúde.
De acordo com o enfermeiro, Dayro Coutinho, da meta estabelecida de 788 pessoas, foram imunizadas 96, 32%, o que equivale a 763 pessoas entre crianças, idosos, gestantes, profissionais da saúde e puérperas como público-alvo.
“Gostaria de agradecer todo apoio logístico da gestão municipal, por meio da secretária de Saúde Almerinda Luz e ressaltar ainda o auxílio da regional de saúde de Fronteiras por toda atenção e cuidado em que a meta pactuada fosse atingida. Reconhecer o trabalho incansável dos agentes comunitários de saúde e da técnica Juliete Sousa, responsável pela sala de vacina “, destacou.
Quanto aos procedimentos utilizados, Dayro acrescentou que houve a busca ativa intentando a imunização de pessoas que encontram-se impossibilitadas de se dirigirem até os postos de vacinação e daqueles que deixaram de comparecer.
“A estratégia que usamos foi funcional. Vacinamos a princípio, os grupos conforme a estratificação feita pelo Ministério da Saúde e na última semana da campanha, realizamos a vacinação dos acamados e a busca ativa dos faltosos por área geográfica, na presença da técnica da sala de vacina e dos agentes comunitários de saúde em suas respectivas áreas. Foi um trabalho em equipe que nos favoreceu a lograr êxito na meta pactuada”, explicou.
“Foi também graças a importante participação de toda equipe da saúde na atuação frente ao Dia “D”, momento de extrema importância para a vacinação em massa”, avaliou Dayro Coutinho.