Pensando nos cuidados à saúde da população, a Prefeitura de Vila Nova, na gestão “Um novo tempo”, do prefeito Belim, através da Secretaria de Saúde, realizou a campanha nacional Julho Verde, que trata sobre a prevenção ao câncer de Cabeça e Pescoço.
Em Vila Nova, a campanha teve início nesta quinta-feira (13), e finalizou na manhã desta sexta-feira (14), na Unidade Básica de Saúde (UBAS) do município.
Pelo radiologista Dr. Ryan, foram feitas ultrassonografias, exames rápidos e práticos que mostram qualquer alteração na tireoide no ato da análise. A faixa etária para realização do exame é de 45 anos à menos de 50 anos.
Cerca de 150 exames foram realizados durante os dois dias. As pessoas que tiveram alguma alteração na tireoide estão recebendo orientações para tratamento, e nos casos mais graves, irão ter os acompanhamentos da equipe da Secretaria de Saúde.
O Dr. Ryan comentou sobre um fato nos primeiros exames feitos no primeiro dia da campanha.
“Nas 10 primeiras pessoas que realizaram o exame, 6 tinham alguma alteração, uma porcentagem de 60%”, disse.
Esse fator merece uma maior atenção, tendo em vista que várias pessoas podem ter algum nódulo ou cisto na tireoide, e em muitos dos casos, sem saber.
O prefeito Belim esteve acompanhando os exames na Unidade Básica de Saúde e fala sobre a importância da campanha.
“Estamos aqui na unidade de saúde iniciando a campanha Julho Verde, não menos importante do que as outras campanhas, pois trata de um assunto muito importante: a prevenção ao câncer de Cabeça e Pescoço. Os exames, orientações e acompanhamentos estão e vão ser realizados pela equipe de saúde para que possamos conter o agravamento no quadro de saúde da tiroide das pessoas que possuem alguma alteração. Prevenir é o melhor remédio e é isso que estamos fazendo.”, disse o prefeito.
A secretária de Saúde, Kátia Leila, chama atenção para as pessoas fazerem o exame.
“Essa campanha é de fundamental importância, pois trata da prevenção, e nós prevenimos para que lá na frente não haja uma gravidade maior nos casos. Então, a participação da população é indispensável nessa campanha. Vamos dar o acompanhamento necessário nos casos que merecem uma maior atenção nossa e sempre dando as devidas orientações de como as pessoas devem proceder após o diagnóstico.”, explicou a secretária.
Imagens;