A Prefeitura de Vila Nova, sob a gestão do prefeito Belim e em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O objetivo do evento foi avaliar as políticas de Assistência Social e estabelecer metas para melhorar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A conferência contou com a presença do ex-prefeito Edilson Brito representando o prefeito Belim; da presidente do CMAS, Maria Cleide; a secretária municipal de Assistência Social, Ana Carolina; as assistentes sociais Alexsandra e Maria da Conceição; a secretária de Saúde, Kátia Leila, o secretário de Educação, Flávio Sousa; a secretária de Cultura, Geovania Cardoso; o secretário de Agricultura, Antônio Tiago; o secretário de Administração, Gilberto Brito; os vereadores Gilberto Leal e Maria Eliésia; a usuária do Suas, Valquiria Santos; dentre outros.
O evento teve início com o credenciamento, a composição da mesa de honra, seguida pela entoação do hino de Vila Nova e uma apresentação cultural do grupo de adolescentes Forró Xique Xique.
Durante a conferência, a Secretária de Assistência Social, Ana Carolina, destacou as conquistas das conferências anteriores e ressaltou também as oportunidades oferecidas pelo município através de projetos e grupos, como dança, capoeira e karatê.
“Esses momentos são importantes para fazermos solicitações. recentemente eu vi uma pesquisa que apontava uma porcentagem alta de pessoas que passam fome, por isso temos que debater o SUAS. Mas também é importante falarmos o que já temos conseguido através das conferências anteriores. Nós buscamos dar oportunidades através dos grupos, há um tempo atrás três pessoas foram para São Paulo participar de uma competição de karatê de nível Nacional. Então, estamos buscando oferecer oportunidades na dança, capoeira, karatê e demais grupos”, disse a secretária.
O ex-prefeito Edilson, representante do prefeito Belim, agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância da conferência para aplicar os temas discutidos no município e melhorar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Agradeço a todos que estão aqui presentes, representantes do Conselho Tutelar, da Saúde, os representantes das secretarias que estão participando e também se ajudando, para que a gente continue no caminho certo. Vamos aproveitar essa conferência para aplicarmos no nosso município os temas que serão abordados e cada vez mais melhorarmos o Sistema Único de Saúde (SUAS)”, afirmou Edilson.
A Presidente do CMAS, Maria Cleide, ressaltou a importância das conferências para propor melhorias nas políticas do município e a importância da participação dos membros do conselho e profissionais da área para alcançar essas políticas.
“As conferências são momentos importantes para discussões, onde a sociedade civil, órgãos governamentais se reúnem para debater propostas e melhorias dentro das políticas do nosso município. Nosso objetivo é elaborar propostas na temática da reconstrução do SUAS, para fazermos a análise do que temos e o que almejamos alcançar. Nós que fazemos parte dos conselhos, como sociedade, profissionais somos peças fundamentais em busca dessas políticas para que elas aconteçam”, enfatizou.
Durante a conferência, foram apresentados e debatidos cinco eixos temáticos para a construção de propostas. A palestrante Ângela Bezerra destacou a reconstrução do SUAS e a necessidade de uma responsabilização conjunta entre a União, o Estado e os municípios.
“Foi tratado o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”! Também debatemos os cinco eixos: financiamento do SUAS; controle social; articulação do SUAS; serviços e programas; transferência de renda; benefícios eventuais. Pontuando um novo SUAS, a busca das responsabilidades da união do Estado e dos municípios, trazendo um novo olhar dessa responsabilização, principalmente da União, deixando para os municípios efetuarem seus serviços de forma mais ampla, trazendo mais responsabilidade para o Estado, porque a gente vem percebendo que os municípios cada vez mais estão cheios de demandas, fazendo com que os municípios sofram muito, não podendo resguardar os direitos que lhe cabem”, destacou.
Além do debate e da proposta de melhorias, foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual. São eles: Maria Cleide, Clenilza, Marlene Hosana, Jaine Leal, Elisangela Silva, Julia Araújo, Ironeide, Valquíria Santos, Jascira e Antônio Tiago, sendo eles cinco titulares e cinco suplentes.