Na manhã deste sábado (02), a prefeitura municipal de Vila Nova do Piauí, sob a administração do prefeito Belim Leal, realizou a primeira reunião com os pecuaristas do município para lançar o programa “Mais Pecuária Brasil”. A solicitação de adesão foi feita pelo vereador Roberto Moura ao prefeito e será executado pela Secretaria Municipal de Agricultura.
O evento ocorreu na Câmara dos Vereadores da cidade e contou com a presença do prefeito Belim, do secretário de Agricultura Antônio Tiago, dos vereadores Deijano Lima (presidente da Câmara), Gilberto Leal, Miqueias Carvalho, Roberto Moura e Eneas Abreu, bem como da equipe da secretaria de agricultura, a presidente do STTR Vila Nova e os pecuaristas.
Ambrosa Leal, é técnica agropecuário do município de Vila Nova do Piauí e trabalha na Secretaria da Agricultura. Ela foi o responsável por fazer a apresentação do projeto para os pecuaristas e também é a responsável técnica pela execução do mesmo.
Durante o evento, os presentes tiveram a oportunidade de obter informações detalhadas sobre o programa e esclarecer suas dúvidas. Foi um momento extremamente proveitoso, permitindo um entendimento mais aprofundado do processo e marcando um passo importante para iniciar a implementação efetiva.
Mais Pecuária Brasil
O objetivo do programa é trazer a biotecnologia da inseminação artificial IATF para bovinos, ovinos e caprinos, tanto de corte como de leite, a custo zero para pequenos produtores rurais. Esse programa, desenvolvido por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre o governo Federal, a CONAFER (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais) e os municípios, é considerado o maior programa de melhoramento genético da agricultura familiar brasileira.
A técnica, Ambrosa Leal falou sobre os benefícios dessa adesão.
“A implementação permitirá que os pequenos produtores de Vila Nova do Piauí melhorem a qualidade genética de seus rebanhos, fomentando o setor pecuário e contribuindo para o aumento de empregos e da renda dos produtores. Além disso, espera-se que a pecuária agro familiar do município melhore as condições socioeconômicas da zona rural e da cidade,” destacou.
Para desenvolver o “Mais Pecuária Brasil”, a CONAFER, juntamente com a Gestão municipal representada pelo prefeito Belim Leal e a Secretaria Municipal de Agricultura representada pelo secretário Antônio Tiago, disponibilizou a Técnica em Agropecuária Maria Ambrosa Leal, que já representa a ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Piauí) no município, para prestar a assistência técnica necessária aos produtores que participarão do programa, juntamente com um médico veterinário.
Os produtores interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura para fazer o Cadastro de Produtor da CONAFER e participar do programa.
Falas
Antônio Tiago, secretário de Agricultura, enfatizou que o convite aos pecuaristas foi feito de forma individual para que eles pudessem se sentir importantes.
“Desde o ano passado, a CONAFER procurou a secretaria de agricultura, porém o programa ficou apenas no papel, já era para estarmos mais avançados, pois fomos um dos primeiros municípios a ser procurados, no entanto, acabamos ficando para trás, o vereador Roberto me procurou para reforçar essa questão, e agora surgiu o momento oportuno, o prefeito assinou o termo de cooperação e, se Deus quiser, vai dar certo. O convite aos pecuaristas foi feito através de grupos do WhatsApp, bem como de forma individual, para que eles se sintam valorizados e importantes, hoje o mais importante foi de fato transmitir as informações para que os representantes possam repassá-las aos demais. A Ambrosa está preparada para esse serviço, pois recebeu treinamento para conduzir essas atividades, a secretaria está disposta, assim como o prefeito. Agora, só dependemos de vocês, pecuaristas”, destacou.
O prefeito Belim Leal, destacou o compromisso da gestão municipal em ajudar os pecuaristas.
“Cumprimento a todos em nome do vereador Roberto, que foi quem fez o requerimento para o programa, sinto-me honrado em poder contribuir para os pecuaristas e para a área rural em geral, espero que todos se empenhem, pois os resultados não são imediatos, veremos os resultados daqui a dois anos, e peço paciência, pois nosso objetivo é ajudar. Agradeço a presença de todos e coloco a gestão à disposição de vocês”, enfatizou.
Deijano Lima, presidente da Câmara de Vereadores, agradeceu pelo convite e se mostrou empolgado em participar do evento.
“Quero começar agradecendo pelo convite e expressar minha gratidão por ter a oportunidade de participar desse evento, é realmente inspirador saber que estamos trabalhando para trazer mais melhorias e benefícios para nossos pecuaristas. Estou ansioso para contribuir com todas as minhas capacidades para o sucesso deste programa”, falou.
Na oportunidade, o vereador Roberto Moura, agradeceu ao prefeito Belim e ao secretário por atenderem sua solicitação.
“Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus por nos permitir estar aqui hoje, também quero expressar minha gratidão ao prefeito, a quem procurei e atendeu ao meu pedido, assim como ao secretário, estamos vivendo em um mundo complicado e sentimos a necessidade de trazer essas melhorias para Vila Nova, através deste programa, poderemos aprimorar a genética e acelerar os processos. Agradeço também a todos os pecuaristas presentes”, disse.
O pecuarista Francisco Danta, conhecido como Nena, expressou sua alegria em participar da primeira reunião.
“É um momento de grande alegria para nós, pois estamos presenciando a primeira reunião em Vila Nova voltada para os agricultores e pecuaristas, essas reuniões são extremamente importantes e bem-vindas, pois trazem benefícios para nossa comunidade, como a melhora da genética nos nossos rebanhos, como já foi falado é necessário ter paciência, pois precisamos aguardar o momento certo para a vaca estar no cio, mas gostaria de aproveitar a oportunidade para expressar minha gratidão ao nosso prefeito por nos apoiar nessa questão e nos ajudar a melhorar nossa atividade”, salientou.
Veja as fotos: