Um grupo de alunos participantes de oficinas ofertadas pela Secretaria de Cultura em parceria com Ponto de Cultura Cidade Poesia juntamente com a Biblioteca Patativa do Assaré da cidade de Vila Nova do Piauí, viajaram até a cidade de Oeiras, primeira capital do Piauí, com objetivo de visitar e conhecer os pontos históricos e culturais do município que retratam também a história do Estado. Além dos alunos, estavam também os servidores da Secretaria Municipal de Cultura.

Com apoio da administração municipal através do prefeito Edilson Brito e a Secretaria Municipal de Educação cuja pasta tem a frente a secretária Edinete Brito, a viagem teve início às 04h, da última quarta-feira, dia 19 de dezembro.

O ponto de encontro foi na Biblioteca Municipal Patativa do Assaré, no município vila-novense de onde o grupo partiu rumo à primeira Capital do Piauí, cantando versos da canção do músico Vavá Ribeiro: “A minha cidade tem a cor do sol/ rara de se ver, clarão de farol,/…numa praça, uma bandeira,/ noites e cafés, ruas em viés./numa santa padroeira/castos e fieis vão cair aos seus pés./ em Oeiras, primeira capital do sol do imperador/”.

Na chegada em Oeiras, o grupo realizou um momento de oração, seguido de um café da manhã coletivo. Com a orientação de Reginaldo Flash, guia turístico da Secretaria Municipal de Cultura de Oeiras, visitaram alguns pontos turísticos, tais como:

_Centro Histórico:

Casa da Pólvora;

Morro do Leme – Estátua de Nossa Senhora da Vitória;

Catedral de Nossa Senhora da Vitória – Construção do século XVIII;

Palácio João Nepomuceno – Museu de Arte Sacra;

Galeria do Divino;

Praça das Vitórias – Centro Histórico;

Casa do Cônego João – Pousada do Cônego;

Igreja de Nossa Senhora do Rosário – século XVIII;

_Parque Aquático SESC Oeiras:

A visita ao parque foi recheada de lazer e descontração, com muita diversão nas piscinas, durante o almoço e na brincadeira do “amigo doce”.

Após visitarem os pontos turísticos na primeira capital piauiense, retornaram com destino à Vila Nova. No percurso, o grupo fez uma parada em Picos para conhecer a Alerp (Academia de Letras da Região de Picos). A recepção e realização da noite cultural para os vila-novenses na Alerp, se deu através da parceria com a Secretaria de Cultura de Vila Nova e o Projeto Aliança.

_ALERP:

O grupo visitou a sede da Academia de Letras da Região de Picos, ocasião na qual foi recepcionado pelo presidente, escritor Vilebaldo Rocha e sua esposa, a pedagoga Rozângela Rocha. Durante a visita o grupo conheceu a Biblioteca Fontes Ibiapina, a galeria Francisco Miguel de Moura e, no auditório, participou de uma conversa com o poeta Vilebaldo Rocha que declamou versos de sua autoria, seguida da projeção do Hino de Vila Nova, produzido por Robert Kleber. Em seguida assistiram a uma peça teatral com o grupo do projeto Casa Aliança.

_Projeto Casa Aliança:

Ao final do passeio promovido através da parceria com o projeto Casa Aliança, que nos versos do poeta Samuel Nascimento é: “Falo da Casa Aliança/ Organização Social/ Um projeto educativo/ Também sociocultural/ Semente de Esperança/ Grande exemplo fraternal”, foi apresentada a peça teatral “Casimira Quietinha”, com texto de autoria do dramaturgo piauiense, Waldílio Siso, premiado no Concurso Novos Autores promovido pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves, de Teresina/PI.

Após a apresentação teatral foram homenageados os professores de dança Edilberto Lima e Taynara Oliveira, bem como a professora de teatro Marcilene Luz e o coordenador da Biblioteca Patativa do Assaré, Jhônatas Luz.

Ainda na ocasião, de mãos dadas, o grupo entoou a canção “Marcas do que se foi” sob a projeção de imagens em um telão das ações culturais desenvolvidas durante todo ano.

A professora e coordenadora do passeio, Marli Veloso, falou sobre a real importância do desenvolvimento cultural e histórico.

“Acredito na força da arte, da cultura e da história para que mudanças sociais possam ser efetivadas, acredito que uma Secretaria de Cultura é lugar de pensar a cultura a longo prazo, como transformadora de pessoas onde a arte humaniza as relações. Conhecer a história, a geografia, a música, a literatura e o teatro piauiense fortalece as nossas identidades, fortalece as juventudes e o nosso sentimento de pertencimento cultural” destacou Marli Veloso.

O servidor municipal José da Costa Ferreira falou sobre o passeio e afirmou que é uma oportunidade de conhecer de forma mais aprofundada sobre a história do Piauí onde através dos monumentos e antigos casarões pôde se despertar a imaginação com relação ao período colonial.

“O passeio foi muito proveitoso, poder está conhecendo a primeira capital do nosso estado. Andar nos principais pontos turísticos da cidade, resgatando um pouco da história do Piauí. A Cidade de Oeiras se destaca pela religiosidade onde tivemos a oportunidade de estar no centro histórico, visitar as igrejas e o Museu de Artes Sacras. Vimos muitos casarões e com isso podemos sentir como era viver naquela época. Gostaria de poder voltar a cidade em outra oportunidade para aproveitar melhor ainda. Minha filha Stephany que ficou maravilhada com a cidade, amou a visita ao Museu e mais ainda o dia de lazer, onde aproveitou as piscinas do parque aquático” declarou José da Costa.

_Veja mais fotos: