Quinta, 18 Abril 2024

Educação de Vila Nova do Piauí inicia atividades do projeto Busca Ativa Escolar

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí na gestão ‘Trabalho e Compromisso’ do prefeito Edilson Brito através da Secretaria Municipal de Educação pasta administrada pela secretária, Antônia Maria de Alencar Silva, iniciou nesta última sexta-feira (26), as atividades do programa ‘Busca Ativa Escolar – FORA DA ESCOLA NÃO PODE!’, que está sendo desenvolvido no município para identificar e resolver os casos de evasão e o abandono escolar.

A iniciativa Busca Ativa Escolar é uma solução tecnológica e uma metodologia inovadora por meio da qual o UNICEF, em parceria com outras instituições apoiam os municípios na identificação das crianças e dos adolescentes que estão fora da escola, ajudando-os a voltar às salas de aula, permanecer e aprender.

Tomando todas as medidas preventivas em decorrência da pandemia da Covid-19, a equipe formada pelo prefeito Edilson Brito; o vice-prefeito Manoel Bernardo – o Belim; a secretária de Educação, Antônia Maria de Alencar Silva; a secretária de Saúde, Almerinda Luz; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina; as representantes do Conselho Tutelar, Elisângela e Leomaria; diretores, coordenadores e assessores técnicos da Secretaria de Educação, visitaram as famílias dos alunos da rede municipal de ensino.

Equipe: Todos juntos pela inclusão de nossas Crianças e Adolescentes na Escola.

Os locais escolhidos para as primeiras visitas foram à sede do município, a localidade Retiro e o povoado São João Batista.

A secretária de Educação, Antônia Maria de Alencar Silva, explicou que a ação visa mapear e identificar crianças e adolescentes com idade de 4 à 17 anos que estão fora da escola, bem como fornecer ao município subsídios para as políticas de matrículas e rematrículas, no tocante a dados que revelem a quantidade de alunos que estão fora da escola através de supervisores institucionais.

Secretária de Educação, Antônia Maria de Alencar Silva

Antônia Maria, ainda frisou que as ações buscam despertar nas famílias a importância do acompanhamento na vida escolar do aluno, bem como destacou a alegria em ter obtido êxito na ação e agradeceu a todos que participaram, reafirmando assim, que a equipe continuará atuando até concluir as visitas em todo o município.

“Me sinto feliz por promover momentos como este. Só tenho a agradecer a todas as pessoas envolvidas nessa ação que é de interesse de todos nós que fazemos parte da educação, defender os direitos das crianças, adolescentes jovens e adultos do nosso município e poder oferecer a oportunidade da escolaridade para essas pessoas que muitas vezes se sentem desmotivadas e sem interesse de estudar. Vamos continuar na luta. Todos pela educação! Consciência tranquila de um dever cumprido. Semana proveitosa com uma programação  voltada para o amplo conhecimento cada vez mais da nossa classe. Vila Nova e Nós: Crescendo Juntos!”, disse a secretária.

Equipe embarcando para iniciar as visitas

O prefeito Edilson Brito reforçou que a sua gestão é pautada pelo compromisso com o desenvolvimento do município, bem como de seus munícipes, destacando a importância da educação e de oferecer um ensino de qualidade para os alunos vila-novenses.

Prefeito Edilson Brito

“Fomos em busca de trazer nossas crianças e adolescentes para a sala de aula, pois, entendemos que uma cidade só é capaz de se desenvolver se seu povo tiver uma educação de qualidade. A educação é uma das prioridades da gestão, e sempre buscamos oferecer um ensino de qualidade, pois, temos profissionais capacitados e não medimos esforços para atender as demandas. Aproveito para agradecer a todas as pessoas que juntas conosco realizaram este trabalho”, pontuou o gestor.

O vice-prefeito, Manoel Bernardo – o Belim, reforçou que mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos devido a pandemia da Covid-19 que exige medidas preventivas que devem ser seguidas, é indispensável que as crianças participem das aulas e garantam o ensino.

Vice-prefeito, Manoel Bernardo – o Belim

“Através das visitas estamos conseguindo mobilizar e resgatar esses alunos para a sala de aula mesmo que inicialmente seja realizada de forma remota e garantir aos mesmos o acesso à educação. Pedimos a colaboração dos pais e responsáveis para incentivarem os seus filhos e a sociedade em geral sobre a importância da participação, bem como da inclusão escolar”, disse.

Por fim, a Secretária de Educação, Antônia Maria, ainda informou que o ‘Busca Ativa Escolar- FORA DA ESCOLA NÃO PODE!’ irá continuar com ações durante o ano letivo de 2021 e que as equipes a partir da próxima semana irão continuar as atividades em todas as localidades que tiverem alunos fora da escola, sem matrículas e renovação, em todas as modalidades desde a Educação Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Confira as imagens:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA NOVA DO PIAUI

Av. Santo Antonio, 210 - Bairro: Centro - CEP: 64.688-000 - VILA NOVA DO PIAUI/PI

Horário de atendimento: 07:30h às 13:30

CNPJ: 01.612.614/0001-97