Sexta, 19 Abril 2024

Oficina sobre Tecnologia da Educação é ministrada para docentes em Vila Nova do Piauí

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

A Sociedade Amigos da Biblioteca Pública Municipal Patativa do Assaré (SAB) juntamente com a Secretaria de Cultura e com as parcerias da Equipe R&R, Secretaria Municipal de Educação e Escola Estadual Luiz Ubiraci de Carvalho que tem à frente a diretora Ignez Silva, realizou nesta terça-feira, 29, a Oficina sobre Tecnologia na Educação.

O evento que aconteceu durante manhã e tarde, foi ministrado pelo técnico em montagem e suporte em tecnologia da informação, Robert Kleber da Silva, direcionado para os docentes da rede Municipal e Estadual de Ensino, com o incentivo da RECODE Bibliotecas. A oficina além de ajudar os professores na melhoria do Ensino é também mais uma ação que pontua no processo de formação da Recode.

“Vamos tratar sobre como usar os recursos disponíveis tanto em computadores e celulares – dispositivos móveis – para melhorar o ensino-aprendizagem no município de Vila Nova do Piauí”,  destacou Robert Kléber.

Entre outros assuntos, de acordo com Robert, foi trabalhado a cerca da montagem de arquivos pelos professores para ministrar aulas para os alunos.

Os aplicativos e plataformas apresentadas para os docentes foram Canvas, Nconvert, introdução ao Classroom cuja plataforma gerencia toda a sala de aula que envolve professores e alunos.

A professora, Marli Veloso, presidente da Sociedade Amigos da Biblioteca (SAB) falou sobre o programa Recode, bem como citou também as dificuldades que é manter uma biblioteca, principalmente nos tempos atuais.

A Biblioteca Municipal Patativa do Assaré foi selecionada pelo programa Recode Biblioteca, no qual existe em diversos país através da iniciativa de Bill Gates que desenvolve várias ações. A Recode tem como objetivo apoiar as bibliotecas e estimular à transformação social e digital de comunidades através do protagonismo dos espaços de leitura.

Veja >> Em Vila Nova, Biblioteca Patativa do Assaré é selecionada pelo Programa Recode

O programa oferece apoio e formação por meio de um percurso formativo que visa o desenvolvimento de uma nova programação nas bibliotecas, em sintonia com as demandas locais, tendo a inovação e a tecnologia como aliadas.

“É um momento desafiador para a Biblioteca Patativa do Assaré e o programa Recode propôs uma pesquisa com a comunidade para saber o que ela queria que a biblioteca realizasse”, destacou.

Sobre as condições de incentivo à educação e cultura, Marli, lamentou e destacou que existe um descaso com a cultura, com as instituições – biblioteca em geral – assim como com os livros e com a educação, que tem piorado com o passar dos tempos.

No entanto, ela citou a CF onde mencionou sua importância. “Tivemos muitos avanços, principalmente depois da Constituição Cidadã”, comentou.

Em Vila Nova, a biblioteca conta com apoio da Prefeitura Municipal na administração do prefeito Edilson Brito. “Em Vila Nova contamos com a parceria da Prefeitura que faz com que a biblioteca funcione os três turnos”, pontuou.

Veja mais fotos

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA NOVA DO PIAUI

Av. Santo Antonio, 210 - Bairro: Centro - CEP: 64.688-000 - VILA NOVA DO PIAUI/PI

Horário de atendimento: 07:30h às 13:30