Terça-Feira, 18 de setembro de 2018 Nossa história

VILA NOVA | Saúde e NASF promovem campanha ‘Agosto Dourado’ sobre aleitamento materno. Veja!

O movimento ‘Agosto Dourado’ faz referência ao alimento considerado padrão ouro para a promoção da saúde infantil. Um mês inteiro dedicado a discutir e incentivar o aleitamento materno, definido pela lei federal 13.435 e integrou as ações da Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2018.

Em paralelo aos dias ‘D’ da campanha nacional de Vacinação contra a poliomielite e sarampo, a Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, que é comandada pelo prefeito Edilson Brito, através da Secretaria de Saúde, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF e a Estratégia de Saúde da Família, da cidade poesia, realizaram também ações do ‘Agosto Dourado’.

Durante o período foram ministradas palestras, feito orientações, distribuídos folders da campanha, e realizado atividades que estimulam a amamentação e a saúde das mamães gestantes.

A coordenadora no NASF e nutricionista – Aurileia Paiva, contou como se deu as ações. “Durante todo o mês de agosto foram realizadas atividades nos postos de Saúde do município de Vila Nova, voltadas a conscientização sobre a campanha do ministério da saúde intitulada de agosto dourado. O leite materno vale ouro e é o primeiro e único alimento que deve ser ofertado ao bebê até os seis meses. Pensando nisso todos os profissionais da saúde do município se envolveram nessa campanha com o intuito de reforçar a importância do aleitamento materno para crianças de 0 a2 anos e os benefícios do mesmo para a mãe. Foram realizadas pela nossa equipe multidisciplinar da saúde municipal e do NASF rodas de conversas com mães, orientação nas salas de espera antes da consulta de pré- natal através de conversas e amostra de vídeos, distribuição de folhetos informativos e no dia 30 foi realizada uma dinâmica sobre mitos e verdades”.

Aurileia ainda reforçou a importância da amamentação. “Com base em dados comprovados, o leite proveniente da mãe é a principal força para o futuro saudável dos filhos, é capaz de reduzir em 13% a mortalidade de crianças menores de cinco anos por causas evitáveis e reduz o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Amamentar é uma função materna que garante a qualidade de vida dos pequenos”, explica a nutricionista.

“Essas ações são importantíssimas no sentido de apoiar, incentivar e oferecer atividades que promovam a amamentação”, ressalta Almerinda Luz, secretária de saúde do município.
_Veja algumas fotos: