Terça-Feira, 11 de dezembro de 2018 Nossa história      

Notícias

VILA NOVA | Escolas Sabino Gomes e Zacarias Manoel culminam projetos e mostram avanços na educação

Durante seis meses diversas atividades voltadas às temáticas foram promovidas pelos alunos, com ao apoio de toda a comunidade escolar, tendo ainda como envolvidos as famílias dos estudantes.

As Escolas Sabino Gomes de Lima e Zacarias Manoel da Silva, da Rede Municipal de Ensino, de Vila Nova do Piauí, desenvolveram durante seis meses, os projetos “Viajando na Leitura”, das duas escolas e “A Matemática está em tudo”, desenvolvido pela escola Sabino Gomes de Lima.  
 
Durante seis meses diversas atividades voltadas às temáticas  foram promovidas  pelos alunos, com ao apoio de toda a comunidade escolar, tendo ainda como envolvidos as famílias dos estudantes.
 
A Culminância dos dois projetos foi culminada na manhã desta quinta-feira, 22, no pátio da escola Sabino Gomes de Lima e contou com diversas apresentações à cerca dos temas trabalhados. 
 
As atividades marcam o encerramento do ano letivo, e mostram os avanços obtidos, tendo em vista às várias conquistas e desenvolvimentos na Educação vila-novense.
 
 
A diretora de uma das Escolas, Evinha Lima,   deu as boas vindas e falou sobre o objetivo do evento. Evinha falou ainda da parceira da Unidade Escolar Zacarias Manoel da Silva na pessoa da diretora Luzia, direcionado as secretárias, professores, auxiliares, motoristas e toda equipe da escola. Evinha fez menção à equipe do Sabino Gomes, aos professores, coordenadores, secretários da escola e a secretária de municipal de Educação, Edinete Brito, juntamente com o prefeito Edilson que estão sempre prestando apoio, para que o trabalho seja concretizado. 
 
“Estamos aqui expondo mais um trabalho realizado pela nossa equipe do Sabino Gomes. A proposta de se trabalhar com os projetos Viajando na leitura e a Matemática está em tudo é justamente proporcionar uma ambiente favorável ao conhecimento. O trabalho com os projetos propicia atividade coletiva e cooperativa permitindo ao aluno vivenciar múltiplas relações reais como sujeito no processo do ensino-aprendizado e assim contribuirmos para a formação de verdadeiros cidadãos” enfatizou.
 
 
 
O prefeito de Vila Nova, Edilson Brito, participou do evento e agradeceu ao empenho dos alunos por desenvolverem os projetos. “Agradeço a todos que fazem parte da educação de Vila Nova porque são projetos que só levam a maiores conhecimentos, pois são projetos importantíssimos pra vida, para o aprendizado e para a educação do nosso município” frisou o prefeito de Vila Nova. 
 
 
 
A coordenadora dos anos iniciais, professora Antônia Maria, falou sobre a importância da elaboração dos projetos e aplicação dos experimentos.
 
“Os projetos tornam o aprendizado mais dinâmico e criativo porque é trabalhado na prática o que foi aprendido teoricamente” destacou Antônia.
 
A secretária de Educação, Edinete Brito, destacou a participação e agradeceu a todos os envolvidos.
 
 
 
“Gostaria de agradecer a equipe de professores, pois sem eles o trabalho não seria desenvolvido, aos coordenadores e a direção de escola que deram todo o aparato para que o trabalho fosse realizado. Agradeço aos pais, pois são pilares na educação dos filhos e que de certa forma contribuíram para que todo esse trabalho fosse desenvolvido. Tenho certeza que o que vocês produziram irá ficar na mente de cada um” agradeceu Edinete.
 
 
 
A professora do 2º ano, Marlene Leal, falou da importância de execução do projeto de leitura com as crianças acerca do desenvolvimento do aprendizado na interpretação, escrita e produção de textos.
 
“Foi um projeto muito importante onde pôde ensinar as nossas crianças a ler e a produzir. Esse projeto desenvolveu muito a escrita porque foram trabalhados os gêneros textuais. O desenvolvimento do projeto foi muito importante. Quero agradecer aos professores que trabalharam com força e com garra, a secretária Edinete que sempre nos deu apoio e a toda a equipe” agradeceu Marlene.
 
 
 
A professora Francisca Leal, representante da escola Zacarias Manoel da Silva, unidade que integrou o projeto de leitura, aproveitou a ocasião para anunciar o lançamento do livro Poesia Infantil produzido pelos alunos do terceiro ano. 
 
“Estou muito feliz em estar aqui com vocês. O projeto foi muito importante porque foi trabalhado desde o começo do ano e estamos encerrando com as amostras e exposições do que foi desenvolvido. Os alunos se desenvolveram bastante, tanto na escrita como na leitura. O projeto resultou na produção do livro” anunciou Francisca Leal.
 
Outro personagem importante foi o professor de português, que leciona nas séries de quinto ao nono ano, professor Gilberto Brito, que ressaltou a alegria em estar presente. O mesmo representou e produziu o projeto de matemática sobre medidas agrárias. 
 
 
 
“Eu aprendi e ensinei sobre hectare, arroba, braças, tarefa. Parabenizo e fico feliz em fazer parte dessa administração que está preocupada em transmitir e repassar o conhecimento para gerações futuras. Uma gestão que acredita e plantando o desenvolvimento de gerações vindouras. São projetos que vão melhorar nossas vidas de forma geral”, enfatizou professor Gilberto.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Logo após as falas, os alunos mostraram o que aprenderam em sala de aula por meio de apresentações culturais. Dentre elas,  peças teatrais: O gato e a lagartixa, o cancão e a raposa (Grupo AJA- Marcilene Luz); contação de histórias (professora Lucimar e alunos da escola ZMS); recital de poesias (Professor Gilmar e alunos do 4º ano do ZMS); peça teatral trem da alegria e as três velhas (Professora Maria Cândida e alunos do 4º ano da escola SGL); poema de matemática com a aluna Elisangela; fabula o noivo da ratinha (com a professora Francisca Leal e os alunos do ZMS); jogral matematicando (alunos do 5º ao 9º ano da SGL); boneco de lata e apresentação de personagens de lendas infantis (com a professora Matilde e alunos), além de exposições. 
 
Além dos alunos e os profissionais de educação, participaram também, do evento os pais dos estudantes. Também estiveram presentes na culminância, o prefeito Edilson Brito, a secretária municipal de Educação, Edinete Brito, a secretária de Assistência Social e primeira dama Ana Carolina, representando a secretária de Cultura, Marli Veloso, estava presente Jhonatas Araújo, o secretário municipal de Agricultura, Luiz Gonzaga, as coordenadoras da educação municipal, Goretti de Deus, Antonia Maria e Eliene Luz, a diretora Luzia, representando a escola Zacarias Manoel da Silva, do Povoado São João Batista, dentre outros. 
 
_Veja mais fotos: