VILA NOVA | Biblioteca encerra comemorações de aniversário com apresentações culturais e palestra sobre valorização da vida

A festa de encerramento foi realizada no Ponto de Cultura, Cidade e Poesia.

Ocorreu na noite deste domingo, 30 de setembro, através da administração municipal do prefeito Edilson Brito em parceria com a Secretaria de Cultura e Secretaria de Assistência Social, o encerramento das comemorações alusivas ao aniversário de 17 anos da biblioteca municipal Patativa do Assaré. A festa de encerramento foi realizada no Ponto de Cultura, Cidade e Poesia.

Na ocasião, houve várias apresentações culturais. No tocante as apresentações, o grupo de hip hop dirigido pelo professor Thallys Henrique, estreou pela primeira vez mostrando o potencial e sua coreografia, assim como também o grupo de dançarinos de ballet formado por crianças da creche pró-infância, Professor Osvaldo. Participaram ainda do cronograma de encerramento das apresentações culturais, o grupo de adolescentes dançarinos de ballet clássico que fazem aulas todas as quartas e sextas-feiras, na cidade de Vila Nova e são acompanhados pelo professor de ballet Dayron Abreu. A outra atração da noite foi à participação do grupo de teatro AJA (Adolescentes e Jovens em Ação) coordenado pela professora e poetisa, Marcilene Luz, juntamente com uma apresentação de dança, também do AJA, coordenado por Taynara Oliveira e o grupo de Idosos Flor do Sertão, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

O evento contou com a presença de diversas autoridades. Entre as autoridades que estavam presentes, a articuladora do Selo Unicef e coordenadora da biblioteca pública, professora Marli Veloso; o presidente da Câmara Municipal, vereador Deijano Lima; a assistente social Cleide Leal representado a equipe de assistência social em conjunto com as representantes responsáveis pelo Bolsa Família, Elisandra de Jesus, Franklimaria Leal;  a assistente social e representante do Serviço  de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Janaína Cardoso.

A professora Marli Veloso discursou para o público presente, falou sobre a importância e o poder dos livros para com a sociedade.

“Hoje a gente celebra o poder que uma biblioteca tem para a cidade e para uma comunidade. O poder que a educação tem na vida das pessoas. Nós temos um compromisso muito grande em reafirmar isso em todos os dias da nossa vida” afirmou.

A professora destacou no que diz respeito aos potenciais culturais da cidade que foram apresentados durante a programação festiva em alusão aos 17 anos da criação da biblioteca.

“Hoje temos um grupo de hip hop, um grupo de teatro, grupos de danças, o grupo de idosos Flor do Sertão. Nós temos pessoas, crianças desde os três anos e pessoas com mais de setenta anos, participando de atividades culturais e isso faz a diferença na vida das pessoas. É esse o nosso compromisso. Agradecemos ao prefeito Edilson Brito pelo apoio e para que a biblioteca continue sendo referência no município” acrescentou Marli.

No momento do discurso, a professora Marli Veloso, destacou ainda a presença da equipe de Assistência Social e da Secretaria de Cultura, que juntas decidiram inserir na programação um tema de grande relevância para a população também sobre o papel que as organizações citadas exercem sobre a sociedade.
“É importante que tenhamos todos os dias em nossas casas com os nossos filhos, companheiros de trabalho, com nossa família, amigos o cuidado de saber que a gente lida com gente, gente que tem emoção, que tem suas fraquezas, suas deficiências, que tem seus defeitos. Precisamos apoiar e ser apoiados, pois nós todos temos defeitos e por isso devemos prestar o apoio às pessoas em conversas, em ocasiões boas e principalmente em ocasiões e momentos difíceis, independente da classe social, da cor, da religião, do local onde mora, da opinião política” destacou a professora.

“A biblioteca Patativa do Assaré fica muito feliz em poder concluir esse mês falando sobre a valorização da vida” concluiu Marli Veloso

Além das apresentações culturais, a psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Dra. Rosana Macêdo, ministrou palestra sobre o mês de setembro, mês de prevenção e combate contra o suicídio, com o objetivo de despertar olhares e a atenção para a valorização da vida. A psicóloga recomendou vários lugares, aos quais, são de imensurável importância e servem de apoio para pessoas que estão sofrendo de doenças como depressão, uma vez que a depressão é uma doença responsável pela maioria dos casos de suicídio. O mês de setembro é caracterizado como Setembro Amarelo e tem por finalidade prevenir e combater o suicídio primando pela valorização da vida.

Em se tratando das comemorações, durante todo o mês de setembro, várias atividades culturais foram realizadas em alusão ao 17º aniversário da biblioteca Patativa do Assaré. A programação de aniversário da biblioteca municipal teve início no dia 03 de setembro e prossegui até o último domingo, 30. Entre as atividades realizadas, houve lançamento de livros no povoado São João Batista, exposição fotográfica, palestras abordando sobre o Dia Estadual da Consciência Negra no Piauí, entre outros acontecimentos.

Clique aqui e veja galeria de fotos: