Terça-Feira, 11 de dezembro de 2018 Nossa história      

Notícias

V Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente é realizada nas escolas de Vila Nova do PI

A V Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente é uma ação de educação ambiental que busca estimular a pesquisa e a participação democrática nas escolas para dialogar e refletir sobre as questões socioambientais.

A V Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente é uma ação de educação ambiental que busca estimular a pesquisa e a participação democrática nas escolas para dialogar e refletir sobre as questões socioambientais.

Essa etapa municipal da V Conferência Nacional infanto juvenil pelo meio ambiente foi realizada nas Unidades Escolares Zacarias Manoel da Silva do povoado São João Batista e Sabino Gomes de Lima que faz parte da sede do município de Vila Nova do Piauí. Durante todo o mês de março as escolas desenvolveram várias ações e culminaram todas as atividades em eventos realizados na última terça e quarta-feira (10 e 11) respectivamente, com a participação dos alunos do 5º ao 9º ano. Os projetos tiveram o apoio do prefeito municipal Edilson Brito (PTB) e da secretária municipal de educação a Edinete Brito.

A diretora da Unidade Escolar Zacarias Manoel da Silva, à Luzia Francisca, falou na abertura do evento, representando a secretaria de educação do município Edinete Brito e o prefeito municipal Edilson Brito. Logo em seguida os professores Bidunga e Josenês apresentaram os projetos para todos. O momento ainda contou com coreografias, recitação de poesias, apresentação de slides e discussões em grupos. Depois foram realizadas eleições para a escolha dos delegados e suplentes, que de acordo com a votação, foram escolhidos da escola Sabino Gomes de Lima, foi eleita, a aluna do 9° ano Elisângela Maria de Sousa Carvalho como delegada e da escola Zacarias Manoel da Silva, o aluno do 6° ano José Borges Leal Neto como suplente.

Cada escola desenvolveu seus projetos durante o mês de março e cada uma das duas abordou um tema sobre o meio ambiente. De acordo com a diretora da Unidade Escolar Zacarias Manoel da Silva, Luzia Francisca a escola trabalhou em cima da temática, Água: Economizar para não faltar. E ainda disse que o projeto foi elaborado e desenvolvido pelos professores, alunos, coordenação e direção,  e tem por objetivo visar a conscientização de crianças e adolescentes em relação à preservação da água e o consumo consciente, contribuindo para a formação de cidadãos aptos a decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.

Já a Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima coordenada pela diretora Evinha de Lima, falou sobre a temática que a sua escola escolheu para trabalhar, que foi, Cuidando da água: Recurso Natural Finito, e disse que justificasse pela sua necessidade de preservação e cuidados com a água, mediante sua escassez provocada pelo aquecimento global, além de proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências com participação ativa, para que possam, ampliar a consciência sobre as questões relativas a água e a sua conservação.

A escola também realizou com o apoio da direção e da prefeitura municipal de Vila Nova, aulas de campo, como visita aos poços da cidade, açude do Retiro, lixão da Pissarreira, barragem de Piaus e a estação de tratamento de água.

A secretária de educação do município, Edinete Brito contou a equipe do cidades na net, a felicidade e satisfação que está das equipes que compõe cada escola, pelo trabalho desenvolvido, e parabenizou a cada um. “Quero dizer que vocês estão de parabéns, a todos os alunos, das duas escolas, pelo trabalho desenvolvido, por todas as ações que vocês fizeram, eu tenho certeza, que ficou o conhecimento e o que vocês aprenderam, que não fique só aqui, continuem desenvolvendo essas ações, e que essa semente que foi plantada, possa ser colhida na casa de vocês, na comunidade, na sociedade, que não fique só aqui”, finalizou a secretária.

Acompanhe mais fotos!