Saúde de Vila Nova promove palestras nas escolas em combate ao mosquito da Dengue

Foi abordado sobre o que é dengue, quais os sintomas, bem como também as formas de contágio e quais medidas de prevenção

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, através da administração do prefeito Edilson Brito em parceria com Secretaria de Saúde, juntamente com o Departamento de Combate às Endemias realizou nesta sexta-feira (30/11) palestra nas escolas  Zacarias Manoel da Silva e Sabino Gomes.

O objetivo da palestra é explicar sobre prevenção e combate à Dengue, a fim de evitar proliferação do mosquito Aedes aegypti.  A palestra foi ministrada pelo professor e agente de combate, Washington Luiz de Brito, auxiliado pelo também agente de combate às endemias, Jaime Pedro de Moura.

Em primeiro momento estiveram reunidos com alunos e professores da Unidade Escolar Zacarias Manoel da Silva, no povoado São João Batista. Logo após se dirigiram para Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima, na sede.

De acordo com o agente Washington Brito, foi abordado sobre o que é dengue, quais os sintomas, bem como também as formas de contágio e quais medidas de prevenção. O agente falou sobre como o mosquito procria em recipientes abertos com água, ou em lugares com água parada.

“O mosquito fêmea coloca o óvulo e, a partir, de dois ou três dias o ovo está na agua parada. De cinco a seis dias transforma-se em larva onde vira uma pupa. Através da pupa vira o mosquito” explicou o agente.

A iniciativa da realização da palestra com os agentes de endemias visando a prevenção e combate contra dengue se deu através da Secretaria de Saúde. A secretária, Almerinda Luz, falou sobre a palestra nas escolas e a importância da iniciativa.

“Essa palestra nas escolas serve para conscientizar os alunos desde já e assim despertar a consciência para que os mesmos possam se preparar para evitar que o mosquito de prolifere tendo cuidado com recipientes abertos com água” destacou Almerinda Luz.

O prefeito Edilson Brito também destacou a importância da palestra dos agentes de endemia.
“Essa palestra é muito importante porque é uma forma de prevenção e cuidados com a saúde. Nossa preocupação é a qualidade da saúde do povo de Vila Nova e assim trouxemos os agentes para ministrar essa palestra sobre a prevenção e combate contra o mosquito da dengue” pontuou Edilson.