Quinta-Feira, 15 de novembro de 2018 Nossa história

Saúde de Vila Nova do Piauí atinge nota máxima em avaliação do PMAQ

De acordo com secretária de saúde, Almerinda Luz, a equipe de saúde desenvolveu trabalhos desempenhando com total dedicação, objetivando alcançar os indicadores impostos pelo Ministério da Saúde.

A cidade de Vila Nova do Piauí foi avaliada no final do ano de 2017 pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), órgão integrado ao Ministério da Saúde. E o resultado saiu na semana passada e pontuou nota máxima na avaliação. O programa tem como objetivo, acompanhar e incentivar os administradores a promoverem melhorias da qualidade dos serviços da saúde que são oferecidos a população utilizando como forma de acompanhamento, avaliação e qualificação das equipes de saúde.

No município vila-novense, foram avaliadas a equipe da Estratégia de Saúde da Família, equipe de Saúde Bucal, que compreende a Atenção Básica (AB/SB), cuja as mesmas são compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogo, técnico em consultório dentário e também foi avaliada a equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família). Vale ressaltar que o município tem apenas uma equipe do Nasf, uma equipe da Estratégia de Saúde da Família e Saúde Bucal.

A conquista e alcance com nota máxima em indicadores que refletem a qualidade em saúde, se dar graças ao dedicado trabalho do prefeito Edilson Edmundo de Brito, que faz jus ao lema “Gestão, trabalho e compromisso” em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde cuja a pasta tem a frente, a secretária Almerinda Luz e aos profissionais das equipes que desenvolveram suas ações com dedicação, compromisso, amor e muito empenho. A gestão do prefeito municipal e o trabalho da secretária de saúde, vêm sempre desenvolvendo e desempenhando trabalho de melhorias no que diz respeito a qualidade em saúde. A exemplo de gestão, trabalho e compromisso, entre outras dimensões sociais, está a saúde do município de Vila Nova do Piauí.

Prefeito e vereadores na ocasião da entrega de uma ambulância 0 KM a Secretaria de Saúde de Vila Nova

A estratégia de saúde da família e equipe de saúde bucal foram avaliadas e obtiveram resultado bastante satisfatório, atingindo a nota “ótimo” que de acordo com as normas e diretrizes do Ministério da Saúde/PMAQ é considerada a nota mais alta em todo processo de avaliação, acompanhamento e classificação no que se refere a qualidade aos serviços de saúde prestados ao referido município. No entanto, a nota do NASF está prevista para ser divulgada apenas no mês de dezembro deste ano.

“Essa conquista só foi possível graças ao trabalho em conjunto com toda a equipe de saúde e atenção do prefeito Edilson Brito que sempre olhou com bons olhos, tendo como objetivo promover melhorias e assistência de qualidade em saúde para toda a população de Vila Nova” destacou Almerinda.