Terça-Feira, 11 de dezembro de 2018 Nossa história      

Notícias

Representantes de Vila Nova do PI participam do 3º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF, em Teresina

O evento acontece no auditório UMBUCAJA, no Atlântic City, e aborda os temas educação, saúde e protagonismo dos adolescentes.

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, através do prefeito Edilson Brito, enviou a Teresina, uma equipe da cidade poesia, formada pela articuladora municipal do selo UNICEF, Marli Veloso, a secretária de Educação, Edinete Brito, a secretária de Saúde, Almerinda Luz e por Taynara Oliveira, mobilizadora dos jovens, para representarem a cidade, no 3º ciclo de capacitação do Selo Unicef, que está sendo realizado nesta segunda-feira, 19.

O evento acontece no auditório UMBUCAJA, no Atlântic City, e aborda os temas educação, saúde e protagonismo dos adolescentes. 

As apresentações incluem iniciativas de educação, como a Busca Ativa Escolar para inclusão de crianças que hoje estão fora da escola, Trajetórias de Sucesso Escolar, que aborda o enfrentamento da distorção da idade-série, formas de reverter a evasão escolar, a gestão da escola e a articulação com o território e relação escola-família-comunidade, além da apresentação de experiências pedagógicas de sucesso escolar no Brasil. 

A agenda inclui também orientações para políticas de tratamento adequado da sífilis congênita e relatos de experiência dos Núcleos da Cidadania dos Adolescentes (NUCAs) instalados nos municípios participantes.

Vila Nova do Piauí é um dos 182 municípios do Piauí, inscritos na edição 2017-2020 do Selo UNICEF. Com a adesão, que ocorreu no ano passado, o município comprometeu-se, em quatro anos, implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

Pela metodologia da iniciativa, Vila Nova, assim como os demais munícipios inscritos, passou a ser monitorada a partir de 11 indicadores, a exemplo abandono escolar, distorção idade e ano escolar e cobertura vacinal, e precisam evoluir em pelo menos sete. Aqueles que obtiverem os melhores resultados, até 2020, serão certificados.
 


O Selo UNICEF


Os municípios inscritos no Selo UNICEF Durante a edição, o UNICEF e seus parceiros locais promovem um conjunto de atividades formativas (presenciais e à distância), com o objetivo de apoiar os municípios na realização das ações propostas pelo Selo UNICEF e na qualificação das políticas públicas para crianças e adolescentes. A expectativa é que a elaboração e execução das políticas públicas continuem mesmo após o fim da edição. Além disso, a iniciativa monitora e avalia os resultados nas condições de vida das crianças e 

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

 

Fonte: Ascom PMVN/ com informações da ASCOM do Selo Unicef via Cidade Verde