Quinta-Feira, 16 de agosto de 2018 Nossa história      

Notícias

Prefeitura promove Festival de Cantadores nos festejos de Vila Nova do Piauí; veja fotos

Além de unir o povo em torno da religiosidade e da cultura, o evento proporcionou lazer e entretenimento à população e movimentou a economia local com a comercialização de comidas e bebidas.

O município de Vila Nova do Piauí celebra desde o dia 04 de junho, os festejos de Santo Antônio, santo padroeiro. Paralelo ao tradicional evento religioso, a Prefeitura Municipal preparou um espaço com ornamentação temática em torno da igreja e promove após as novenas ações como show católico, festival de cantadores e festa do Dia dos Namorados.

Na noite desta quinta-feira, 07, foi a vez da realização do I Festival de Cantadores ou Festival de Poetas repentistas que atraiu os olhares de um grande público que prestigiaram o evento. O Festival teve início às 21h, logo após a 4ª noite de novena missa que foi presidida pelo Padre Pio Feitosa, e teve como noitários as secretarias municipais de Educação e Cultura e convidados da comunidade de Serra Velha.

Antes do festival, a secretaria de Cultura preparou um momento com apresentações de dança do grupo AJA e um recital de poesias que objetivou a descoberta e incentivos de novos dons poéticos no município. A cidade poesia como é conhecida viveu um importante momento de efervescência e ebulição cultural.

Em seguida três duplas de cantadores se apresentaram no Calçadão Central: Valdenor Batista e Antônio Poeta, Edvaldo Araújo e João Moura e Hipólito Moura e Netinho Macedo.

Além de unir o povo em torno da religiosidade e da cultura, o evento proporcionou lazer e entretenimento à população e movimentou a economia local com a comercialização de comidas e bebidas.

Dentre as autoridades que prestigiaram o Festival de Cantadores, destacam-se o prefeito Edilson Brito (PTB), a primeira dama Ana Carolina, o ex-prefeito Arinaldo Leal (PSB), o deputado federal Marcelo Castro (MDB), os vereadores: Deijano Lima (MDB), Roberto Moura (PSB), Adonelys Araújo (PSB), Flávio Sousa (PSB), Bibia de Benicio (PSD), Adelino Oliveira (PSB) e Severo Sousa (PSB).

Também marcaram presença o secretário de agricultura de Francisco Macedo, Sebastião   Alencar, o vereador de Padre Marcos Antônio Chiquinho, o padre Fernando Amando, a psicóloga Graça Moura e secretários municipais.

_Pronunciamentos

Durante o evento o deputado federal Marcelo Castro que acompanhou a novena/missa e o festival de cantadores, recebeu uma homenagem da gestão pelos relevantes serviços prestados a coletividade vila-novense. “65% do que tem construído em infraestrutura e mobilidade urbana na cidade poesia, provenientes do orçamento da união foram viabilizados e destinados pelo o pemedbista Marcelo Castro”, a afirmação é do ex-prefeito Arinaldo Leal.

Em seu longo discurso, Marcelo Castro agradeceu a receptividade e disse do carinho que tem pela Cidade Poesia “tenho o maior prazer de ser representante desta cidade”. Parabenizou pela dedicação, amor e espírito público que a administração tem pela cidade e disse “não é de agora que eu cito pelo Piauí inteiro Vila Nova como exemplo de boa administração, aqui tudo funciona de maneira impecável, eu me sinto muito orgulhoso de poder estar contribuindo para isso”, destacou o Deputado e para encerrar, em clima de poesia, recitou poemas encantando a todos os que o ouviram.

O prefeito Edilson Brito frisou a sua paixão pela poesia e sobre a iniciativa de organizar o I Encontro de Repentistas, agradeceu a todos os envolvidos na organização e proferiu “Tudo que fizermos para o povo de Vila Nova ainda é pouco, porque vocês merecem muito mais, oferecemos com amor e carinho”.  Ao fim de sua fala, também declamou poemas e escolheu o renomado escritor Patativa do Assaré para homenagear.

O ex-prefeito Arinaldo Leal parabenizou a equipe do Prefeito Edilson Brito pela organização do evento que, ao tempo que valoriza a religiosidade local, reflete a cultura junina, agradeceu ao deputado Marcelo Castro pelo apoio ofertado ao longo dos 16 anos que tem participação política em Vila Nova, trabalho este caracterizado por compromisso e afirmou que Vila Nova está no caminho certo.

Marli Veloso, já reconhecida pelo seu dom de se pronunciar e de se expressar com tom de poesia, fez os seus agradecimentos ao prefeito Edilson Brito pelo incentivo à cultura e a valorização à poesia e por conduzir a programação dos festejos de Santo Antônio em clima junino, ressaltou a importância do Festival de Repentistas para a Cidade Poesia e trouxe até o palco pessoas que motivadas pela poesia também declamaram, como a sua filha Ana Clarissa Velosos, o professor de Língua Portuguesa Gilberto Brito, a Psicóloga Graça Moura, o poeta Francisco Leal e a monitora de teatro Marcilene Luz.

_Veja fotos