Terça-Feira, 11 de dezembro de 2018 Nossa história      

Notícias

Prefeitura de Vila Nova do Piauí dá início ao Cadastramento de beneficiários no Garantia Safra

O cadastramento para esta nova etapa acontece na Quadra de Esportes, José Manoel de Oliveira, na sede da cidade poesia e segue até as 13h desta quinta-feira, 18.

A Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, por meio da Secretaria de Agricultura, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS, em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER-PI), deu início na manhã desta quarta-feira (17), o cadastramento de beneficiários do programa Garantia Safra 2018/2019.

O cadastramento para esta nova etapa acontece na Quadra de Esportes, José Manoel de Oliveira, na sede da cidade poesia e segue até as 13h desta quinta-feira, 18.

O prefeito Edilson Edmundo de Brito esteve acompanhado o inicio do cadastramento e falou aos presentes da importância do programa na Agricultura Familiar. “Pelo segundo ano consecutivo temos aderido ao programa e pagado nossa contrapartida para em caso de perda de safra igual os agricultores contar com este auxilio. Só este ano foi um montante de R$ 27.489,00, investidos no programa que beneficiou 539 famílias”, disse reforçando seu compromisso enquanto gestor e conhecedor da realidade. 

O técnico da EMATER-PI, Zenito Alves, que trabalha em Vila Nova, destacou o trabalho de parceria realizado entre as três esferas pública – federal estadual e municipal –, para a efetivação dessas ações visando às inscrições e a realização de laudos de vistoria, que garantem mais esses benefícios aos agricultores familiares vila-novenses. Ressaltou ainda a participação do prefeito como maneira essencial para que o programa chegue ao município. 
“Os agricultores cadastrados aqui poderão receber o seguro, caso as chuvas em 2019 não sejam suficientes para a produção. A liberação ocorre mediante laudos de verificação de perda de plantio que serão realizados pelos técnicos da EMATER e enviados à coordenação do programa em Brasília para compor, junto com outros índices, o relatório final de perdas”, disse.

Os agricultores que ainda não fizeram a inscrição têm até amanhã, para comparecer ao local de cadastramento portando, Cópia do CPF do titular da Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP);
Cópia do RG do titular da DAP; Cópia do Título de eleitor do titular da DAP e a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) válida.