Prefeitura de Vila Nova abre inscrições para o Programa Garantia Safra 2018/2019. Veja!

A Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí que tem frente o gestor Edilson Edmundo de Brito, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura cuja a pasta tem como secretário Luíz Gonzaga em parceira com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, convidam os agricultores da agricultura familiar a comparecer nos dias 17 e 18 de outubro de 2018, na Quadra Poliesportiva, para efetuar as inscrições do Programa Garantia Safra 2018/2019, com início as 08h.

O Programa Garantia Safra (GS) é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que garante ao agricultor familiar um benefício financeiro, em caso de perda da safra. A perda da safra pode ocorrer devido aos fenômenos climáticos como estiagem ou excesso de chuvas que podem comprometer a lavoura.

A cidade de Vila Nova sofreu com a estiagem resultando na perda de aproximadamente 50% da produção agrícola na última safra. Na última edição do Programa Garantia Safra foram disponibilizados para cada agricultor cadastrado, o valor de R$ 850, 00 (Oitocentos e cinquenta reais). Aproximadamente 539 agricultores familiares foram cadastrados na última edição do programa. O valor do benefício para cada agricultor foi parcelado em cinco vezes de R$ 170,00 (cento e setenta reais) destinados aos agricultores que sofreram prejuízos na safra anterior.

De acordo com o secretário de Agricultura, Luís Gonzaga, para efetuar as inscrições do Garantia Safra 2018/2019 é necessário que os agricultores apresentem cópias dos seguintes documentos:
►Cópia do CPF do titular da Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP);
►Cópia do RG do titular da DAP;
►Cópia do Título de eleitor do titular da DAP;
►Extrato da DAP (O extrato estará disponível através dos membros da comissão de inscrições).